os narcisos silvestres
família:
Amaryllidaceae
Plantas herbáceas, perenes, desenvolvem-se a partir de um bolbo e, nalguma casos, de rizoma. Inclui 73 generos e 1600 espécies.
Narcissus bulbocodium
Campainhas amarelas
é o segundo narciso silvestre a crescer aqui à volta, nos locais de maior altitude e não cultivados, habitualmente.
Pequena planta com cerca de 15cm de altura, cresce a partir de um bolbo no período mais frio do ano, as folhas lembram grama - relva.
As flores amarelas, solitárias e inclinadas, com uma coroa em forma de cone invertido (trombeta).
Vi-os em floração pela primeira vez em janeiro de 2016. Impressionou-me a quantidade e a forma da flor. Cada uma delas, habitualmente virada para o sol, lembra, precisamente, um pequeno sol, com os raios atrás da coroa (tépalas).
O fruto - cápsula elipsóide - contém as sementes.(fotografia acima)
( todas as fotografias deste genero, narcissus b., são de 2020/21, excepto a última que é de 2017 e a de plano afastado, com inúmeras plantas, de 2018)
Narcissus papyraceus
Narciso-da-serra, Narciso-de Constatinopola ou Narciso-de-inverno
Nesta zona - no concelho Torres Vedras- esta espécie é a primeira a entrar em floração, final de novembro/ início de dezembro, poucas semanas antes do narciso referido anteriormente. Apesar de crescerem relativamente perto, o narcissus papyraceus costuma desenvolver-se numa altitude inferior.
Vi-os pela primeira vez em janeiro de 2019. (as duas fotografias acima)
Os caules atingem 30–45 cm de altura.
Cada escape floral desenvolve várias flores brancas, que nascem no topo de cada haste - multifloral- e são fortemente perfumadas