notas 11
• dos padrões que se repetem
• neste altura do ano há sempre uma camada vegetal rica - no sentido de diversa - no solo. este ano em particular não tão densa, devido à falta de chuva, o solo está muito seco e as florações são mais 'apressadas', mais rápidas e as plantas ou em menor número ou menos densas na sua estrutura/folhagem. mas, ainda assim, é sempre um período rico. apesar de aparentarem uma qualquer unidade, quando olhamos rapidamente - muitas delas 'abraçam' as vizinhas - sei que cada uma tem a sua particularidade - como nós temos. sinto-me desafiado por elas: a sentir cada uma e talvez entender o que as torna únicas. perceber as suas singularidades ...
• produzir plantas para a horta e jardim - actuais e futuros:
tenho sentido uma urgência qualquer de semear/plantar. para mim, para as pessoas que gosto. muitos anos a preparar plantas para desconhecidos e agora esta vontade de viver as 'minhas' plantas plenamente com quem considero importante. tenho plantado tomateiros, espinafres, suculentas e outras ornamentais, semeei manjericão nestes rolos de papel de cozinha... e sonho com uma grande horta e um grande jardim - ornamental no interior mas a caminho do silvestre no exterior.
• uma espécie de exposição fotográfica na café da aldeia:
há cerca de um mês decidi ampliar algumas fotografias da vegetação que envolve a aldeia, e expô-las no café- muitas das que partilhei aqui no blogue. o feedback que tenho recebido confirma o que calculava mas também trouxe surpresas: se por um lado a grande maioria não conhece as plantas silvestres que por aqui crescem - muitas pensaram tratar-se de flores ornamentais, 'tal a beleza'... disseram-me- por outro, algumas pessoas começaram a fotografar flores e polinizadores que vão encontrando, partilham nas suas redes sociais e mostram- me as imagens quando me encontram. acho estas reações muito curiosas... :)


• as sementes do jacarandá. completamente maravilhado com esta descoberta:
há vinte e poucos anos plantei vários jacarandás junto à casa dos meus pais. apenas 2 sobreviveram, devido à exposição ao vento forte - as boas intenções nem sempre são suficientes, é importante ter algum conhecimento. um deles está abundantemente florido, como nunca esteve até hoje. já sabia das cápsulas/frutos onde as sementes são formadas, mas nunca tinha aberto nenhuma. até há dias. e o que encontrei lá dentro foram estes belíssimos corações carregados de vida potencial. parecem ser feitos de pequenas ondas, vindas do centro... são lindíssimos, não são? :)