Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

limbos verdes

limbos verdes

18 Ago, 2023

horta report

e alguns livros

• centaureas, alegrias da casa, echeverias, stapelias, ... em floração 

• apareceram 2 melros bebés. desta vez fiz pouquíssimas imagens. mas felizmente correu tudo bem: alimentei-os durante 2 semanas e libertei-os. penso neles de vez em quando. se conseguiram ou não encontrar comida e água sozinhos. mas algo me diz que sim. 

• guardei as sementes dos girassóis para futuras sementeiras. que flor bonita e poderosa. impactante. a quantidade de abelhas,  de todas as dimensões, que apareceram.as formigas conseguiram guardar algumas sementes. não exigi que as devolvessem. deixei alguns girassóis mais pequenos para que os pássaros tenham alimento. 1 semente desenvolveu-se  uma belíssima flor que se transformou em cerca de 400 sementes viáveis- sim, eu contei :)

 

 

• a área da batata doce é a preferida dos 🐈‍⬛ 🐈. mas em breve serão colhidas

• cresceram 2 plantas que eu não conhecia e ainda bem que não tirei. não sei de onde surgiram.  desenvolveram aquela espécie de cápsulas com pequenas sementes em forma de coração 

 

• malagueta entre espinafres. courgetes, abóboras, beringela, cenouras que crescem aos pares, ... 

• sempre adorei figueiras e figos. quando criança foi nelas que mais subi- e desci, necessariamente. já não subo estas belas árvores mas os figos estão maravilhosos este ano. na imagem figos brancos num vaso de barro que fazia parte de um conjunto de vários, formando um círculo quando juntos. (desenhei-os há vários anos)

IMG_5854.jpeg

• entre os fetos e o 'coração púrpura' , debaixo do limoeiro, apareceu um 🐸 

• por vezes esqueço a minha idade... fico entusiasmado com as tarefas que estou a fazer e depois não dá bom resultado. no início desta semana andava feliz e com bastante energia a preparar a rega da horta. ao colocar água no depósito, com um balde, fiquei com uma vértebra presa. esperei alguns dias por vaga no osteopata que fez este comentário quando me recebeu: dário, já não o via há vários anos e até me parece rejuvenescido, mas já não é adolescente... com a sua idade tem de proteger o seu corpo! vá, tem de comprar uma bomba para regar a horta.

 
conseguiu libertar a vértebra. o alívio imediato. mas são necessários mais alguns dias de repouso. portanto, horta só em modo contemplativo por estes dias, pausa na saudação ao sol matinal, assim como nos passeios, ida à praia de bicicleta ou ida à piscina. tempo para aprender a usar a energia com mais alguma moderação. :)

• a última imagem do vídeo é a vista da horta num final de dia

 

 

 

alguns livros:

 

the book of symbols 

plant magick

sobre o céu - já aqui tinha recomendado este livro em inglês- the overstory. li-o mas, infelizmente, quando leio em inglês parece que há sempre alguma coisa que me escapa. como adorava que assim não fosse. encontrei o livro traduzido, finalmente, em português. um pequeno excerto logo na 1.ª pág: 

 

raizes

 

no princípio era o nada. depois foi o tudo. 

(...)

 

até as árvores mais distantes se unem (...)

há tanto debaixo da terra quanto acima dela. 
é esse o problema das pessoas, é essa a raiz do problema. a vida acontece -lhes despercebida, ao lado. aqui mesmo ao lado. na criação do solo. no ciclo da água. na troca de nutrientes. na formação do clima. na construção da atmosfera. na alimentação, na cura e no abrigo de mais espécies de criaturas do que se conseguem contar.
um coro de bosque vivo canta à mulher: se a tua mente fosse só um nadinha mais verde, inundar-te-íamos de sentido. 
o pinheiro a que ela se recosta diz: escuta. há algo que deves ouvir. 

[💚❤️] 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post