à medida que os dias passam, percebo que as camadas que vesti ao longo da vida vão-se libertando. essas coisas diversas a que chamamos habitualmente identidade(s). voam. o que fica? fica isto que me segura - livremente - ao mundo, às plantas. e é tanto.
percebemos, ao observar as plantas, os seus vários ciclos - e a importância das diferentes estações do ano neles. aprendemos a aceitar o tempo desses ciclos. tempo esse que é um reflexo do processo de crescimento/desenvolvimento -, assim como aceitamos a natureza de cada planta. mas esta aceitação não vem só. a esperança vem com ela. há sempre uma esperança de vida - de verde, de cores, de aromas... mesmo depois das flores - das cores - dos aromas há muita vida (...)
as pequenas flores destas espécies -Linum setaceum e Linum bienne -lembram-me pequenos sóis e luas. dá vontade de as flores ampliar, ampliar, usá-las estampadas na roupa nas paredes, no mundo das pessoas para que todas possam nelas mergulhar seguir as suas linhas, delicadamente desenhadas, com o olhar da extremidade das pétalas ao centro e do centro à extremidade, novamente alimentar os sentidos, a alma "and no one can stop us now 'cause we are all made of (...)
intro para concluir esta série de posts, neste inverno quente - ou pouco frio, vá - em que há papoulas e alcachofras em flor, falar um pouco da minha experiência com a meditação e como ela apurou o meu sentido para o mundo vegetal, mas também foi influenciada por esse mesmo mundo. percebi ao longo do ano que passou que me distrai várias vezes pelo caminho mas que quero, finalmente, viver inteiro no meu sistema de crenças. o que vou a seguir descrever, não será sobre (...)
res·pi·rar
verbo intransitivo
1. Aspirar e expelir consecutivamente o ar por meio dos pulmões.
2. Viver.
3. Descansar, parar.
4. Soprar brandamente (o vento).
verbo transitivo
5. Absorver por meio da respiração.
6. Ter o cheiro de, cheirar a.
7. Exprimir, indicar.
verbo transitivo e intransitivo
8. Anelar, desejar com ardor.
nome masculino
9. A respiração; o arfar.
• em modo 'conclusão' desta série de posts: é fundamental novas pedagogias para que nos relacionemos de outra forma com a/s árvores/natureza. se por um lado vejo comportamentos que fazem sentir otimista, também há tantos outros, e maioritários, que me fazem oscilar. quando olho para as abordagens que fizeram no meu tempo de estudante- primária, preparatória- nem sei bem o que dizer... no dia da árvore, nalguns anos, alguém decidia que devíamos plantar alguma árvore, (...)
Himantoglossum robertianum, a gigante das orquídeas avistada ainda em dezembro de 2020 a partir de 11 de fevereiro, e pela primeira vez, avistei diversas Ophrys fusca com algumas diferenças relativas à dimensao/cor das flores. as primeiras encontrei-as em locais de maior altitude e com uma estrutura mais pequena. as últimas -a partir de 1 março- mais altas e com flores maiores (...)
o meu coração é um campo verde um campo verde em forma de círculo, com uma fonte de água ao centro. um verde macio, suave, vibrante que antecipa cores, flores um verde que cria um ar tão puro que faz sonhar - assim que nele se inspira.
"indra, the king of the gods, gave birth to the sun and moves the winds and the waters. imagine a spider web that extends into all dimensions. the web is made up of dew drops and every drop contains the reflection of all the other water drops, and in each reflected dew drop you will find the reflections of all the other droplets. the entire web, in that refletion and so on to infinity. indra's web could be described as a holographic universe, where even the smallest stream of (...)
no início do ano, as orquídeas gigantes, os narcisos e as margaridas voltam,
para nosso
con·ten·ta·men·to
nome masculino
1. Estado de quem está contente.
2. Satisfação.
the beauty way - navajo prayer