🌪️
nesta imagem uma pata de elefante - Beaucarnea recurvata - que está comigo há uns 8 anos. já esteve no interior aqui de casa e entretanto no exterior, desde que transplantei para um vaso maior.
há uns meses comecei a perceber no seu desenvolvimento uma diferença relativamente ao passado e a outras 3 plantas , desta espécie, que adquiri entretanto. a imagem não é muito boa mas com a descrição espero que consigam perceber: as folhas novas, quando surgem ao centro, formam uma espécie de hélice. todas as jovens folhas passaram a apresentar uma curvatura. movimento esse que é perceptível nos cerca de 4 primeiros círculos de folhas, antes de estabilizarem.
como referi, esta planta está comigo há vários anos e sempre mantive alguma atenção - ao desenvolvimento da forma das folhas, caule, base do caule que se assemelha a uma pata de elefante. o que mudou entretanto para que este 'movimento' agora se verifique?
apesar de acreditar cada vez menos em coincidências não tenho como 'provar' a relação deste com o facto de eu ter escolhido incluir esta planta numa espécie de meditação/vision board que comecei a fazer há uns tempos e de forma regular, assim como sentar-me perto dela várias vezes por semana e durante vários minutos de cada vez. e confesso que não me preocupa. mas para mim ela parece estar a responder-me da melhor forma possível. :)
(mais uma razão para considerar no sense falar com as plantas e trazê-las para o mundo humano /psicológico dos conceitos em vez de explorar outras dimensões, como já referi nalguns posts)